Imagem capa - Como organizar passo a passo um casamento por Fabricio Sousa
Dicas

Como organizar passo a passo um casamento

Saiba todos os passos para um organizar um casamento.

Após marcar a data do casamento, cai a ficha das tarefas enormes a cumprir para organizar a cerimônia, desde os pequenos detalhes, até a escolha do local e do buffet. Se você não faz ideia por onde começar, não se preocupe. Nesse texto irei listar todos os passos a serem seguidos até o grande dia. Confira:

Um ano antes.
Planejamento
Planejar tudo é fundamental. Para evitar estresses e muita dor de cabeça, faça uma planilha detalhada de cada passo que deverá seguir. Cada pequena tarefa deverá constar no seu cronograma, desde a data para fechar contrato com o fornecedor.

Auxílio – Um ano antes também é o momento em que os noivos decidem se planejam buscar fornecedores e fazer toda a organização sozinhos ou se querem contar com a ajuda de um profissional.

Estilo do evento – Definir o estilo do evento é o primeiro passo para saber o que realmente precisam. Se preferem uma decoração para casamento rústico ou sofisticado, o tamanho do local, se preferem se casar na praia, no campo ou na cidade, a que horas, para quantos convidados... e várias outras perguntas que o casal deve responder assim que marcarem o dia, para pôr em prática todos os preparativos.

Espaço – Uma dica é visitar vários lugares disponíveis. Só assine o contrato depois de degustar o menu proposto de cada um. Não decida antes de ter certeza se a alimentação e as bebidas estão de acordo com que vocês desejam.

6 meses antes.
Convites – 
Chegou o momento de mandar fazer os convites. Porém, antes, vocês já devem ter assinado o contrato do espaço onde será a festa.

Padrinhos – Esse é o momento em que você decide quem serão os padrinhos, afinal, eles também precisarão de um certo tempo para se preparem para o grande dia. Por isso, não dá para convida-los com pouco tempo de antecedência.

Look – Depois de acertar o estilo do casamento e onde será realizado, chegou o momento da escolha do tão sonhado vestido de noiva. Nessa altura, você já deve ter pesquisado milhões de opções de vestido e tem uma ideia do que deseja. Só basta decidir se vai mandar fazer, alugar ou comprar pronto.

Serviços profissionais – Alguns serviços profissionais precisam ser planejados com critério para serem impecáveis. Se deseja que as músicas fiquem incríveis, as fotos fiquem perfeitas e que o bolo do casamento seja lindo e delicioso, não pode deixar para contratar de última hora esses profissionais.

3 meses antes.
Entregar os convites – 
Chegou o momento em que os convites deverão ser entregues, então atualize a lista de convidados e peça confirmação. Caso a opção do casamento seja um mini wedding ou fora da cidade, os convites deverão ser entregues 6 meses antes de antecedência, já que os convidados precisam se preparar melhor.

Testes – Tanto os testes de penteado, como o de maquiagem, devem ser feitos no prazo. Então, se ainda não estiver satisfeita com o que escolheu, dá tempo para resolver. Prove o vestido e ande com o sapato várias vezes.

Votos – É com 3 meses antes ou até menos, para começar a escrever os votos. Ele deverá ser escrito com muito amor e cuidado, demonstrando sentimento em cada uma de suas palavras.

Uma semana antes.
Check list – 
Chegou o momento de rever a planilha com todas as tarefas feitas, para não deixar escapar nenhum detalhe importante. Cheque com os fornecedores se está tudo programado do jeito que pediu.

Beleza – Alguns procedimentos devem ser feitos com 1 semana de antecedência, como a depilação, o corte do cabelo. O noivo também deverá se preparar e cuidar da sua aparência para o grande dia.

E aí, gostou das dicas? Me chame para fotografar esse lindo dia!