Imagem capa - Por que devo optar por um newborn lifestyle?  por Fabricio Sousa
Dicas

Por que devo optar por um newborn lifestyle?

A beleza deste ensaio está em justamente registrar os primeiros momentos do bebê com sua família e seu lar 


Olá, bom dia a todos, tudo bem?

Pensei em trazer hoje um assunto diferente aqui no blog. Vamos falar sobre ensaio newborn lifestyle, vocês já conhecem?

É um estilo de fotografia que eu gosto muito de fazer. Basicamente é registrar uma parte da rotina do bebê com sua família e seu lar, fotografando a mamada, o banho, os irmãos interagindo com ele, os pais cuidando dele em seu quartinho...

Diferente do ensaio newborn mais popular, o lifestyle é sempre realizado em casa, com os familiares, e não em um estúdio com roupas temáticas. Apesar de ser lindo também, tem muitos papais que gostam de registrar esses momentos mais singelos, espontâneos e reais.

Para vocês conhecerem mais desse estilo, vou enumerar algumas características bem legais do newborn lifestyle, ou como gosto de chamar no bom português ensaio recem-nascido(a):


1 – Para o newborn tradicional  é indicado que a criança tenha entre 5 e 15 dias de vida, pois é o momento que estão mais maleáveis e por isso é possível fazer as poses com o bebê dormindo.

Já no newborn lifestyle não temos a obrigação de fazer estas poses. Faremos se o bebê permitir e os pais tiverem vontade, mas esse não é o foco principal da sessão fotográfica.

Nos dá mais liberdade também em fazer fora desse período de 5 a 15 dias de vida, o que pode ser uma ótima opção pra mamãe, já que sabemos que é um período delicado e cansativo, principalmente para as que estão no primeiro filho e tem que se habituar a toda uma nova rotina.


2 – Você pode tanto optar por fazer algumas poses em ambientes marcantes para o bebê, como o colo da mãe ou o bercinho, bem como registrar momentos espontâneos da criança. Por exemplo, registrar a hora do banho rende fotos divertidas e lindíssimas!


3 – Opte por utilizar, como acessórios da fotografia, os brinquedos, as roupinhas e adereços do bebê, dando assim ainda mais personalidade a sessão fotográfica. Vai ser incrível rever cada um desses detalhes quando ele for maior. 


4 – Apesar de estar em casa, o bebê também tem seus limites, por isso deve-se respeitar seu momento de mamar (e fotografar esse momento tão terno), de tirar uma soneca, troca de falda, etc. O legal do lifestyle é que isso não é nenhum problema: só mais uma opção para ótimas fotografias, mesclando a realidade do momento com um pouquinho de direção de cena para aproveitar a melhor luz e os melhores ângulos dos fotografados.


5 – Papais, não deixem de registrar esses primeiros momentos do bebê. Eles são únicos... cada fase é única. É muito emocionante rever como ele era recém-nascido, como ele interagia com a família e o lar. Se eu pudesse te dar uma dica, com certeza seria essa: se quer recordações ternas para a vida toda, o newborn pode ser o que você precisa.


6 - A família, pai e mãe, irmãos, tios e avós podem e devem fazer parte do ensaio. O bebê é o foco principal mas há muito mais espaço para a família neste tipo de sessão.


Veja nosso último trabalho de newborn lifestyle