Imagem capa - Por que fazer um ensaio documental de família? por Fabricio Sousa
Dicas

Por que fazer um ensaio documental de família?

Listamos 5 motivos para que você e sua família façam um ensaio documental


Dentre os estilos de fotografia, há um que se destaca pela sua fidelidade e pela busca por registrar o dia a dia de maneira simples e sincera: o documental.

É cada vez mais comum ver ensaios individuais, de casal e principalmente de família que adotem esse estilo que preza a naturalidade, espontaneidade e a realidade da nossa rotina.

Por conta disso, hoje eu deixo 5 bons motivos para que você e sua família optem por um ensaio documental. Aposto que você não irá se arrepender.


Mais criatividade e exclusividade

O estilo documental permite mais criatividade por parte do fotógrafo, que pode captar emoções até nos mais singelos gestos. Além disso, as fotos também possuem sua carga artística e criativa, diferenciando-se de qualquer outro ensaio que você já tenha visto. Uma coisa você pode ter certeza: nunca terá um ensaio igual ao seu, ele sempre será único.


Registra a realidade do dia a dia

Nada de poses pré-estabelecidas, ações que fogem da realidade daquela família e muito menos “falsidade”. O mais legal da fotografia documental é mostrar como é a real rotina daqueles integrantes, como eles se tratam, como interagem com o ambiente, quais são suas atividades e hobbys. É uma foto que, com certeza, ao ver no futuro, você pensará: “que saudade, costumávamos andar de bicicleta após um dia longo de trabalho” ou “olha só como ele sorria quando era bebê”.


Ações espontâneas

O estilo de fotografia que se inspira no fotojornalismo permite que a família aja naturalmente, como se não tivesse nenhuma câmera seguindo cada um de seus passos. Por conta disso, todas as ações e reações são espontâneas, condizendo com a personalidade de cada um dos que participam da família.


Cada integrante representado com fidelidade

As fotos possuem a capacidade incrível de mostrar a personalidade de cada integrante da família. Por meio de suas ações registradas, é fácil perceber quem é mais enérgico, calmo, carinhoso, comedido, tímido, emotivo...


Fotos eternas cheias de emoção

E, claro, essa sessão rende fotos carregadas de história e lembranças, que com certeza vão despertar muitas saudades daqui 10, 20, 30 anos...


Dá uma olhadinha nos trabalhos já realizados.


Que tal? O que achou? Tem alguma dúvida? Podemos conversar mais sobre... 

Entre em contato pra gente bater um papo.