07/06/2018 às 20:04 Fotografia

Diferença entre Fotojornalismo e Fotografia documental

8119
2min de leitura

Num primeiro momento muitos podem pensar que fotojornalismo e fotografia documental são a mesma coisa. É verdade que ambos trabalhos têm algumas similaridades. Mas como veremos a seguir são trabalhos com enfoques diferentes.

Podemos dizer que o fotojornalismo é uma especialização do jornalismo. Nas comunicações impressas ou portais na internet fica evidente que a imagem reforça as informações da notícia. Esse tipo de fotografia requer habilidades de enquadramento, agindo como um registro claro e objetivo do fato. Você já deve ter notado alguma vez ao ler uma notícia como a foto esclareceu o acontecimento, reforçando também o valor da informação.

A fotografia documental também é um registro histórico, marcante. Ela registra os costumes de uma geração, os sentimentos de um momento ou a rotina de uma família. Não se trata de um simples registro. Cada clic documenta uma fase, um minuto que não volta mais, mas que foi plenamente vivido.

Imagine que pudesse comparar o dia a dia de uma família dos anos 80 com uma família de nossos dias, seria incrível. Poderíamos ver com clareza alguns costumes que não mudaram como por exemplo, a mãe fazendo as atividades domesticas e poderíamos ver as diferenças...talvez o videogame Super Nintendo sendo substituído pelo tablet nas mãos das crianças.

Imagine poder documentar sua própria família, comparar por meio da fotografia as pessoas que são especiais e já se foram e as pessoas que chegaram para novas alegrias.

Existem muitos tipos de fotografia documental cabe a cada profissional escolher qual modalidade se aprimorar. Eu já escolhi a minha modalidade. Um tipo de fotografia documental que me permite evoluir como pessoa e ainda divulgar modelos de famílias imperfeitas como todas, mas que se empenham pela felicidade nos pequenos gestos.

Tenho orgulho de dizer que a cada trabalho documental que faço é uma nova família que me incluo por que nada é tão puro quanto o laço familiar.

Gostou dessas dicas? Nos deixe sua opinião =)

07 Jun 2018

Diferença entre Fotojornalismo e Fotografia documental

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

diferença entre fotojornalismo e fotografia documental fotografia documental fotojornalismo

Quem viu também curtiu

19 de Mai de 2018

Tipos de fotografia: Social, documental e artística

01 de Nov de 2017

A importância de registrar sua gravidez

20 de Jun de 2018

Ensaio feminino: liberdade e poder

Logo do Whatsapp