08/11/2016 às 17:03 Fornecedores

Liê e o encanto das jóias personalizadas

2250
4min de leitura
Liê e seu ateliê encantador que fica no Rio Tavares  

Quando resolvemos casar, tínhamos a mesma idéia de como queríamos que fosse o nosso casamento. Queríamos tudo com uma pegada bem artesanal, como se feito em casa mesmo. Simples, rústico mas com muito sentimento. Queríamos que fosse único, desde o local até a escolha das lembranças que os convidados levariam. Como trabalhamos também fotografando casamentos, queríamos algo diferente do que já tínhamos visto… e acho que conseguimos! 

Seguindo essa vontade de uma celebração com ingredientes únicos, encontramos a Liê. Eu já seguia o perfil no instagram pois amava o feed dela. Gostava das referências, cores e composições que ela fazia com as jóias personalizadas que produz no meio. Queria uma aliança que fosse atemporal, simples e clássica! E as jóias que a Liê faz são exatamente assim. Uniu-se a isso o fato de que são jóia produzidas em pequenas séries, incentivando o consumo consciente e local, pois o ateliê dela fica aqui em Florianópolis, voilà… encontramos a aliança perfeita!

Quando fomos conhecer o ateliê, tivemos mais uma grata surpresa… ele fica dentro da WE PLANT atelier +flowershop que se tornou um dos meus lugares favoritos desta ilha! Mas isso fica pro próximo post que faremos aqui <3 

A Liê nos conquistou logo de cara! Além de ser uma excelente designer, é uma canceriana lindeza que sonhou conosco essa aliança do início até o momento de nos entregar o par que, agora, carregaremos conosco por muitos anos. 

O nosso encanto com ela foi tamanho que pedimos (e ela super topou!) pra entrevista-la pois queríamos contar sobre a empresa aqui no blog e, quem sabe, ajudar algumas noivas que estão procurando o par de alianças ideal também! 

A empresa surgiu da vontade da Liê de empreender, de ter o próprio negócio e trabalhar em algo que fizesse sentido pra ela que, por muitos anos, trabalhou em multinacionais que atuavam com produções em larga escala.

A vontade de trabalhar com jóias só se tornou realidade quando uma amiga comentou que abriria um ateliê em Joinville e, depois de muito pesquisar sobre e descobrir as várias linguagens de design que esse mundo novo poderia proporcionar, a Liê resolveu fazer um curso intensivo de 1 mês com a designer Lívia Canuto, no Rio de Janeiro, de onde voltou com a certeza de que era aquilo que ela queria fazer, apaixonada que estava!

Um quarto, uma bancada e vários finais de semana experimentando, testando e aprimorando técnicas, foi assim que a empresa teve seu início. 

A escolha pelo design minimalista aconteceu de forma natural, já que é marca registrada da Liê. “O minimalismo está em mim! Eu sou uma pessoa super minimalista, o meu olhar sempre vai pro que é mais simples, pro que é menos complexo”. Com descendência alemã e japonesa, ela acredita que essa mistura influencia sua escolha. “Eu faço as jóias que eu gosto de usar, isso que é legal num trabalho autoral”.

Liê aproveita para investir num mercado que, em sua maioria, não é minimalista. Ao criar peças simples e leves, mas sofisticadas, a designer consegue tornar o produto mais acessível. 

Depois de passar 5 anos trabalhando com produção em larga escala, a Liê resolveu adotar o slow design no seu negócio, o que torna seu produto artesanal.

O slow design é um movimento que procura induzir a reflexão tanto no processo de produção quanto no consumo. É um processo tão abrangente que inclui desde a pesquisa até o consumidor final e é importante que, se possível, toda a cadeia possa ser beneficiada já que a responsabilidade social é um de seus pilares. Tem um post no blog dela que explica melhor sobre o slow design e como ela o insere na produção das jóias.

Com peças que vão cuidadosamente do clássico ao que é tendência, o público que consome as jóias artesanais que a Liê produz é jovem, tem repertório cultural e sabe dar valor ao tipo de trabalho que ela desenvolve. Gostam de detalhes e jóias que foram criadas para elas.

O “debut” da marca no mercado de casamento, com a criação de anéis de noivado e alianças se deu por acaso, graças a encomenda de um amigo que queria presentear a futura noiva. Desde então, a designer tem recebido muitas outras solicitações para desenvolver jóias exclusivas para este momento. Um serviço único e totalmente personalizado, o que torna a jóia muito mais significativa.

Com a facilidade de poder vender os seus produtos através de um site e com um crescimento grande e totalmente orgânico nas redes sociais (instagram e fanpage no facebook) que utiliza para divulgar a marca, a designer nos contou que o seu maior público reside em São Paulo e ficou bem feliz de poder constatar que os pedidos vem justamente dos bairros que ela mais gosta, que é o sonho de muitos: criar pro público alvo e ter o reconhecimento deles.

São dois anos empreendendo no sonho de ter o próprio negócio e colhendo os prós e contras que esse caminho oferece. Na faculdade não preparam os alunos pra vida empreendedora e o dia a dia de quem quer seguir esse caminho é cheio de descobertas. A Liê nos contou que quando abriu o ateliê, ela viu que o design é só um pedacinho do processo já que ser sua própria chefe demandava muitas outras funções além da parte criativa. E nós, que também trilhamos o mesmo caminho que ela, sabemos bem disso!

A entrevista/bate papo/café da tarde terminou mas o ateliê e a Liê continuam no mesmo lugar-lindeza esperando por novas histórias de amor para transformar em jóias que serão eternas <3

Uma beijoca na ponta do nariz,

Isis  

08 Nov 2016

Liê e o encanto das jóias personalizadas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aliança alianças artesanal atelie atelier we plant autoral bijouteria campeche casamento compre local design empreendedorismo florianopolis floripa ilha de santa catarina joias joias lie jóias personalizadas lie micro empreendedor minimalismo noivado rio tavares são paulo slow design

Quem viu também curtiu

02 de Abr de 2018

Decoração para casamento intimista no Villa Casarão - Ribeirão da Ilha de Santa Catarina

06 de Abr de 2017

We Plant atelier & flowershop

19 de Jul de 2018

Local de festa infantil: Villa Green Eventos

Logo do Whatsapp