16/11/2023 às 16:13 Retrato corporativo Fotografia

5 erros mais comuns ao escolher fotos corporativas

195
3min de leitura

Toda fotografia precisa ser pensada com cuidado, afinal ela é um recorte de um determinado momento. O fotógrafo, com o foco, velocidade, abertura do diafragma e enquadramento é capaz de contar uma história. Mas quando se trata de fotos corporativas a atenção precisa ser redobrada. Afinal, aqui as fotos são usadas para vender um conceito, um produto ou serviço e expor a imagem desse profissional de forma alinhada com seus objetivos. 

Por isso, estar atento aos detalhes é tão importante e com anos de experiência nesse segmento captei alguns erros que podem trazer a mensagem errada, gerando uma confusão tanto de imagem da empresa ou profissional e atrapalhando na captação de público-alvo ideal e impactando também nas vendas. Vamos aos 5 erros mais comuns de fotos corporativas.

1 Usar fotos aleatórias

Aquela foto recortada de uma festa de aniversário ou passeando na praia não passa a mensagem sobre você como profissional e sim revela algo sobre a sua vida pessoal. Por isso, evite usar fotos suas feitas de forma casual, principalmente se o contexto não tem conexão com o seu ambiente de trabalho. Se um colega seu faz uma foto sua durante seu atendimento, essa foto pode ser usada em suas redes sociais abordando o que estava ocorrendo na hora. Mas deixe as fotos pessoais de lado e opte por imagens que mostrem seu ambiente profissional. 

2 Fotos distorcidas ou pixeladas

Há alguns anos ainda era aceitável usar fotos de baixa qualidade, mas com a tecnologia presente nos telefones celulares, hoje você precisa de fotos boas. Elas não precisam ser feitas com as câmeras mais tecnológicas, apenas que proporcionem uma boa visibilidade. Quando você usa uma foto com proporções distorcidas ou de baixa qualidade, isso demonstra desleixo e as pessoas acabam por acreditar que você não tem cuidado com a sua imagem, interferindo diretamente no que seu público-alvo pensa sobre você e sua empresa.  

3 Excesso de informação na imagem

Muitas vezes na fotografia e na vida, menos é mais. Quando você sabe a informação que deseja passar com uma foto, os elementos somam para o desenvolvimento dessa mensagem. Mas quando você não está acompanhado por um profissional da área, o ideal é ter um cenário mais limpo. Tome cuidado para que o fundo não fique na mesma linha que seu rosto, quadros e objetos que dão a impressão que estão incompletos e atrapalhando a visibilidade. 

Para não errar, leia meu conteúdo sobre elementos e como funcionam na fotografia. Mas de maneira mais segura, se você for fazer uma fotografia por conta própria, opte por fazer no seu escritório. 

4 Esqueça as selfies

Elas são muito adoradas e perduram por bastante tempo, mas não são nada profissionais. Dão aquela impressão de pessoa cheia de ego que só tem olhos para si mesmo. E quando se fala sobre sua imagem profissional o que importa é como você trata seu cliente ou paciente. Deixe as selfies para os stories do seu Instagram pessoal. Se você quer aparecer no formato self, a melhor opção são os vídeos de bastidores onde você mostra o que está acontecendo e compartilha essa informação nos stories.

Se você não está contando com um fotógrafo, a melhor opção é ter aquele tripé e colocar o temporizador no seu celular. Outra opção bem interessante é um LED, que proporciona uma luz de melhor qualidade. 

5 Fotos antigas só em #TBT

Muitos profissionais acabam usando imagens que foram feitas há vários anos e realmente isso pode ser válido quando você está contando uma história, falando do passado, fazendo uma comparação ou participando do #TBT. No mais, não faz sentido você usar fotografias antigas, por que você mudou, muitas vezes o seu local de trabalho também e a qualidade das fotos quase sempre não é das melhores. 

O ideal é você realizar uma sessão de fotos com um profissional, assim você otimiza seu tempo, recebe as fotos já tratadas e prontas para serem postadas ou utilizadas no offline. 

Se você precisa de ajuda, entre em contato comigo agora mesmo. 

16 Nov 2023

5 erros mais comuns ao escolher fotos corporativas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografias fotos corporativas retratos corporativos sessão de fotos

Quem viu também curtiu

19 de Mai de 2018

Tipos de fotografia: Social, documental e artística

01 de Nov de 2017

A importância de registrar sua gravidez

07 de Jun de 2018

Diferença entre Fotojornalismo e Fotografia documental

Logo do Whatsapp