25/01/2023 às 02:44 Fotografia

Como realizar reuniões online de forma mais profissional?

16
3min de leitura

Se houve uma mudança que a pandemia trouxe para nossa atualidade foi o home office. Muitas pessoas deixaram o ambiente de trabalho para usar o próprio lar como escritório. Isso mudou a forma de se relacionar com os colegas, chefes e possíveis clientes, uma vez que o atendimento ficou mais distante e menos humano, já que as reuniões online se tornaram mais frequentes. 

Mesmo com o mundo voltando à normalidade, o ambiente corporativo não será mais o mesmo. Muitas empresas adotaram permanentemente o sistema híbrido (se trabalha alguns dias na empresa e outros em casa), mais postos de trabalho foram criados no formato home office e cresce o número de pessoas abrindo sua própria empresa, que trabalham dentro de casa. Por isso, a dica hoje é de como você pode realizar conferências ou videochamadas de uma forma mais profissional

Ambiente adequado 

O primeiro passo é pensar no ambiente como um cenário de fundo, se você tiver um home office perfeito. Mas caso não tenha, pode optar por aquele local com menos barulho e que tenha um fundo mais neutro. O controle da luz natural também é importante. Por isso, se houver uma janela perto, ela pode auxiliar, mas também pode deixar a sua imagem estourada (com excesso de luz). Ter uma cortina resolve o problema. Hoje existe no mercado um fundo falso, onde você pode colá-lo na parede e customizar conforme seu nicho de atendimento. Ele dá a impressão de que você está num escritório, biblioteca ou consultório, dando uma impressão mais profissional ao seu ambiente. 

Iluminação do ambiente

Você não precisa ter um ringlight ou luzes de estúdio, uma luminária articulada vai suprir bem a sua necessidade. Durante o dia você pode utilizar a luz solar da janela caso seja possível, mas se a janela estiver distante ou atrás de você isso pode deixar a imagem mais escura. O segredo da luminária é não utilizá-la virada para você e sim virada para a parede, refletindo a luz para o ambiente de maneira mais indireta e suave.

Hoje existem as lâmpadas inteligentes que você consegue trocar as cores e intensidade num aplicativo. Essa pode ser uma ótima opção, pois pode trabalhar com a luz quente, fria e até mesmo com opções coloridas. Vale lembrar que essas opções com cores cabem em alguns casos, como por exemplo atendimentos terapêuticos onde a coloração reflete um estado de espírito. 

Ângulo

O ângulo é um importante item nessa nossa lista, uma vez que traz uma mensagem oculta. Quando você coloca a câmera muito alta e precisa levantar o pescoço, isso mostra que você está abaixo de quem te vê. O inverso também é verdadeiro, por isso opte por colocar na linha da sua vista onde existe igualdade entre ambos os lados. Deixe seu aparelho centralizado no seu rosto e antes de começar a reunião certifique-se de que o ângulo está de acordo. O tripé deve ser de qualidade, para que seu celular não caia no meio da conferência de vídeo.

Silêncio

Você já deve ter participado de uma chamada onde uma pessoa tinha ao fundo som de cachorro latindo ou alguém passando aspirador de pó. Isso é natural quando se trabalha num ambiente doméstico. Mas pequenas dicas podem auxiliar, como usar um fone de ouvido com microfone direcional.

Etiqueta em conferências

Por ser um ambiente novo, esse processo ainda está em evolução. Mas de maneira geral é importante que você esteja pronto com alguns minutos de antecedência. Se for apresentar algo também deixe seu material já preparado, desabilite o WhatsApp e coloque o celular no silencioso. 

Com o ambiente correto e sem distrações você consegue ter foco na sua reunião online e passa segurança para as pessoas do outro lado. 

Se você não conseguiu fazer sua reunião num ambiente silencioso, lembre-se de colocar seu microfone no mudo nos momentos que não estiver falando, isso deixará a reunião mais prazeirosa para quem está do outro lado.

Consultoria para conferências online

Se você sentir que mesmo com essas dicas ainda não consegue desenvolver o seu ambiente de trabalho online e precisa de ajuda com o posicionamento da luz, ângulos e fundo, eu posso te ajudar! Realizo consultorias para empresas, tornando as conferências em vídeo mais profissionais. Ela é feita toda online e podem participar quantos colaboradores forem necessários. Lembre-se que cada um deles está representando a imagem da empresa. Entre em contato comigo pelo WhatsApp e faça um orçamento


25 Jan 2023

Como realizar reuniões online de forma mais profissional?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotos profissionais reuniões online sessão de fotos

Quem viu também curtiu

19 de Mai de 2018

Tipos de fotografia: Social, documental e artística

01 de Nov de 2017

A importância de registrar sua gravidez

07 de Jun de 2018

Diferença entre Fotojornalismo e Fotografia documental

Logo do Whatsapp