19/04/2023 às 20:00 Fotografia

Fotografia para eventos corporativos

10
3min de leitura

Sua empresa vai realizar uma palestra, convenção, reunião de franqueados ou evento de final de ano? Que tal aproveitar esse momento para realizar uma cobertura de fotos registrando o evento. Afinal, independente do tamanho, uma reunião com propósito precisa ser registrada. Neste texto vou te dar alguns bons motivos para contratar um fotógrafo profissional e assim aproveitar melhor essa oportunidade.

O primeiro ponto é que o registro fotográfico é uma prova social de que o seu evento ocorreu e contou com a participação do público, ou seja, foi um sucesso. Além disso, o registro eterniza a atmosfera presente no momento. Uma cobertura fotográfica feita por um profissional atento aos detalhes e com um foco documental, humaniza a sua marca e mostra quem está por trás da empresa.

Esses registros podem e devem ser usados nas redes sociais pela sua empresa. Sua equipe de marketing pode compartilhar as imagens com as pessoas que participaram e solicitar que elas marquem a sua empresa nos stories, proporcionando mais visibilidade. O inverso também é possível como sua empresa postar nos stories e marcar o arroba (@) daqueles que estão na imagem.

Enviar essas imagens por meio da assessoria de imprensa e emplacar em blogs do segmento, também é uma estratégia que gera audiência. Quando o evento ocorre de forma periódica, é possível usar a fotografia do último evento, enviando para imprensa como uma forma de ilustrar aquele que ainda está por vir. Assim como também é possível reverberar o último evento utilizando fotos e focos diferentes para blogs e colunistas distintos. Uma vez que usar o mesmo conteúdo para jornalistas diferentes é visto como maus olhos pelos profissionais da comunicação. 

Como escolher o fotógrafo que vai acompanhar seu evento?

O primeiro passo é conhecer seu histórico, ele já realizou eventos corporativos? Para quantas pessoas? Solicite algumas imagens para conferir o trabalho. Vale também durante a criação de um orçamento, deixar o profissional por dentro de que tipo de evento. Uma palestra normalmente mantém as luzes mas focadas no palco, um evento com um grande número de pessoas exige determinados tipos de lentes. Compreender o contexto é fundamental para o profissional saber se seu equipamento será suficiente. 

Em eventos com um grande número de pessoas é importante ter mais de um fotógrafo para registrar tanto o local, o network, assim como aqueles que estão em destaque. Nesse caso o fotógrafo conta com uma equipe que já está habituado a atuar. 

Comentar com o profissional sobre os momentos do evento e até mesmo passar o cerimonial, caso haja é uma ótima opção. Assim ele sabe quem vai subir ao palco ou quem receberá uma homenagem, sendo possível se organizar e garantir os melhores ângulo. 

Caso você tenha necessidade que as fotos sejam editadas em um tempo muito curto, isso também deve ser avisado ao profissional, visto que ele precisará levar seus equipamentos para fazer uma primeira edição em algumas imagens. Assim o time de comunicação pode utilizar de forma a aproveitar um material inédito.

Essa integração entre o time de comunicação interno e fotógrafo é valiosa e auxilia muito, visto que assim é possível também fazer fotos do presidente, diretor ou CEO pautado nas ideias desse time. Algumas vezes o núcleo de comunicação já tem planejado o time de imagem que deseja e isso facilita muito o trabalho. 

Confira algumas fotos que realizei recentemente:

Se a sua empresa vai realizar um evento, fale comigo para a realização do orçamento para a cobertura fotográfica e vamos juntos dar ainda mais destaque a sua marca! 

19 Abr 2023

Fotografia para eventos corporativos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

convenção de empresa evento empresarial eventos corporativos fotografia para eventos

Quem viu também curtiu

19 de Mai de 2018

Tipos de fotografia: Social, documental e artística

01 de Nov de 2017

A importância de registrar sua gravidez

07 de Jun de 2018

Diferença entre Fotojornalismo e Fotografia documental

Logo do Whatsapp