21/08/2017 às 20:23 Dicas

Por que fazer um ensaio lifestyle?

1985
2min de leitura

Saiba mais sobre o ensaio que, ao mesmo tempo que capta a essência, permite muita criatividade e diversão 

Quando falamos em ensaios que exploram a essência das pessoas, é normal que ocorram algumas dúvidas, afinal, há vários estilos que possuem essa finalidade. No entanto, separei especialmente o lifestyle, por ser um tipo de ensaio que gosto muito de fazer e que tem como sua principal caraterística captar a essência da pessoa e o estilo de vida dela com muita criatividade e diversão.

Venha saber um pouco mais!

Principais características 

Como o próprio nome sugere, o ensaio mostra o estilo de vida das pessoas, mas não é simplesmente limitado ao real. Há toda uma produção por trás do ensaio (roupa, maquiagem diferenciada, etc) e idéias criativas e inovadoras. São fotos que não seriam feitas no dia a dia, mas que traz muita identificação para quem está sendo fotografado.

Olha esse exemplo bem legal de ensaio lifestyle: o do Damaceno e sua família. Ele ama pescar e fotografamos em um dos locais onde costuma frequentar.

Luz natural 

Particularmente, procuro escolher o local e horário pensando sempre no resultado que me dará. Geralmente opto por um horário onde terei a melhor luminosidade, afinal, gosto de trabalhar com luz natural.

Lugar e temas 

O mais legal do ensaio é que o lugar onde ocorrerá o ensaio e os temas são decididos em conjunto, em um bate-papo fundamental entre o fotógrafo e o fotografado. É muito importante que a pessoa compartilhe ideais, mostre sua personalidade e seus gostos pessoais. O resultado será ainda mais incrível e o fotografado se sentirá muito mais natural e à vontade.

Diferenças com estilo documental 

Muitas pessoas acabam confundindo o estilo lifestyle com o documental. A maior diferença entre eles, de fato, é a direção!

Nos dois estilos a conversa entre fotógrafo e fotografado é muito importante para nortear o trabalho. No entanto, no lifestyle, cabe a nós conversar e dirigir o cliente durante o ensaio pra explorar as melhores posições corporais, todo o potencial da locação e, claro, tirar melhor proveito da luz.

Já no documental, todo o direcionamento deve ser passado antes do evento, para que no dia, não haja interferências e que as cenas sejam as mais reais possíveis.

Quem pode fazer o ensaio lifestyle? 

Todo mundo, principalmente os que gostam de fotos mais produzidas.

Gostou mas não sabe que roupa vestir no seu ensaio lifestyle? Preparamos um guia especialmente pra você:

21 Ago 2017

Por que fazer um ensaio lifestyle?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

diferença ensaio lifestyle e documental ensaio lifestyle o que é ensaio lifestyle por que fazer um ensaio lifestyle

Quem viu também curtiu

13 de Out de 2017

Qual a melhor época para fazer meu ensaio gestante?

10 de Ago de 2017

Qual o melhor horário para casar durante o dia?

28 de Set de 2017

Vantagens de fazer um ensaio em dia nublado

Logo do Whatsapp