Imagem capa - Como escolher as fotos do álbum de casamento? por Fabricio Sousa
Dicas

Como escolher as fotos do álbum de casamento?

O dia do casamento é tão especial que, depois da cerimônia e da festa, os recém-casados querem resgatar todas as lembranças para que elas não sejam nunca esquecidas. É nessa etapa que se inclui a missão de escolher um número determinados de fotos para o álbum de fotografias.


Para muitos, é um pesadelo. Todas as fotos são lindas, marcantes, com pessoas especiais, e com certeza se o casal pudesse, faria um álbum de 500 páginas! Mas como isso não é possível, eles ficam ansiosos e com medo de errar nas escolhas e se arrependerem futuramente.


Para que isso não aconteça, listamos algumas dicas infalíveis de como escolher as fotos para o álbum. Aposto que, dificilmente, se arrependerão.


Escolha todas as fotos que gostou

Antes de mais nada, o casal pode fazer uma pasta no computador e selecionar todas as fotos que mais gostaram. As seleções seguintes serão mais fáceis, porque o número é mais reduzido.


Siga uma linha do tempo

A partir destas fotos selecionadas, vocês devem pensar que o casamento é uma história que deve ser contada com começo, meio e fim. Criem uma linha do tempo com a história que vocês desejam contar: preparação da noiva e noivo, a cerimônia, a troca de alianças, a saída, a chegada à festa, hora do buquê e fim da festa. Evitem repetir fotografias de um determinado momento.  


Faça uma divisão por temas 

Após terem definido a linha do tempo, agora é a hora de saber quantas fotos vocês podem escolher para cada ocasião.

Há uma fórmula que é bem aceita e pode ser utilizada nesse caso: 10% do álbum com fotos do making of, 30% com fotos da cerimônia, 30% com os protocolos (corte do bolo, brinde, fotos de padrinho e família, chegada da noiva, saída do altar e etc.) e 30% para a festa (incluindo buquê, festa, balada, diversão).


Foco no casal 

As fotos devem significar algo para o casal e devem ser selecionadas presando o marco atemporal que a história terá. Vocês devem pensar que verão essas fotos daqui 20 anos e que devem se identificar com o que estão vendo. Algumas fotos que não devem faltar (e dificilmente vocês se arrependerão de escolhê-las) são: entrada do noivo e noiva, troca de alianças, fotos com pais e padrinhos, diversão na festa, o brinde, a primeira dança e a hora do buquê.