10/08/2017 às 19:27 Dicas

Qual o melhor horário para casar durante o dia?

20503
3min de leitura

Confira as principais dicas para realizar um casamento durante o dia da forma que você sempre sonhou

Tudo bem com você, noivo(a)? Aposto que está tudo bem corrido. Sem problemas, faz parte do planejamento de qualquer casamento. Mas aposto que vocês, principalmente os que casarão ou pensam em casar durante o dia, vão achar um tempinho para conferir estas dicas preciosas...

Sabemos que a cerimônia à luz do dia fica incrível e muito especial, mas tem uma questão que ainda causa muitas dúvidas nos noivos: qual o melhor horário para casar?

Baseado em minhas experiências (e olha só, são 14 anos de profissão), vou dar umas dicas bem bacanas para que seu casamento tenha uma iluminação maravilhosa e que a festa seja do jeito que vocês sempre sonharam.

Os cuidados na corrida pelo pôr-do-sol

Um erro comum dos noivos é marcar o horário muito justo para poder casar ao pôr-do-sol. No entanto, se acontece algum atraso (e pode acontecer, por conta dos convidados/padrinhos, falhas técnicas ou cerimônia mais longa que prevista), perde-se a tão sonhada luz. Lembre-se que as variáveis são muitas!

Para evitar que isso aconteça, o ideal é programar que a cerimônia termine antes mesmo do pôr-do-sol, assim o casal poderá fotografar sozinhos ou com a família curtindo aquela luz maravilhosa. Imagine só que cenário esplêndido?

Foto feita poucos minutos após o término da cerimônia de Fanny e Alexandre

Melhor horário

Quando os noivos perguntam sobre o horário, geralmente peço para adiantar 1 hora do que eles planejavam (no caso, muitos marcam para 17h30). Por exemplo, se o pôr-do-sol será às 18h, marcar o casamento para 16h ou 16h30, uma vez que devemos levar em conta as seguintes variáveis: tempo para os convidados começarem a chegar (30 minutos, por que geralmente atrasam) e tempo de cortejo. 16 horas seria o horário ideal para terminar a cerimônia com luz do dia. No entanto, se o local tem muitas montanhas no horizonte, convém considerar uns minutinhos a mais.

Karina e Wendell se casaram bem no horário da luz dourada, minutos antes do por-do-sol e a tempo de fotografarmos os dois antes de escurecer. Como se tratava de um enlopement wedding, que estão presentes apenas o casal e o celebrante,  a logística era mais simples.

Clique na foto para ver toda cobertura.

Para casamentos durante a manhã, acredito que 10 ou 10:30 sejam ótimos horários. Entendo que antes disso fica mais complicado para quem se arruma para o casamento chegar a tempo. No entanto, deixar o casamento para mais tarde: próximo do meio-dia, apesar de ser mais confortável para chegar à festa... nos deixa dois possíveis problemas: luz muito dura, o que prejudica as fotografias e deixa as pessoas mais desconfortáveis com a luminosidade. E, claro, o fator calor pode ser algo a se considerar.

Lilian e Marcelo se casaram ao meio-dia. O dia nublado nos ajudou bastante  para ter uma luz mais bonita e convidados mais a vontade com a luminosidade.

Atrasos devem ser considerados

Infelizmente, é bem comum que os convidados comecem a chegar no horário de início da cerimônia ou alguns minutos mais tarde. Por isso pedimos que o casal leve em conta e mantenha o tempo de 30 minutos para que todos estejam acomodados.

O atraso, no casamento à luz do dia, influencia muito mais que o casamento à noite, porque tem o sol como destaque e diferencial. Por isso, programem-se com muito cuidado.

Se com tudo isso, você preferir casar com o horário mais justo, para que o sol se ponha durante a cerimônia, converse com o decorador para providenciar uma boa iluminação para o local da celebração.

E aí, consegui ajudar com minhas dicas? Caso tenha mais dúvidas, ficarei muito feliz em ajudar. Pode escrever aqui mesmo ou agendar um café.

10 Ago 2017

Qual o melhor horário para casar durante o dia?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento a luz do dia casamento ao por do sol casamento de dia cerimônia ao ar livre qual o melhor horario para casar

Quem viu também curtiu

13 de Out de 2017

Qual a melhor época para fazer meu ensaio gestante?

28 de Set de 2017

Vantagens de fazer um ensaio em dia nublado

18 de Jan de 2018

Convidada: o que vestir em um casamento no inverno?

Logo do Whatsapp