11/05/2023 às 17:47 Dicas

Prova social: por que o depoimento do seu cliente é tão importante?

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Você promover o seu negócio, falar dos benefícios que ele proporciona na vida das pessoas e mostrar seu propósito é algo importante para a construção da sua marca. Mas o fato é que quando um cliente fala do seu serviço ou produto o poder de persuasão aumenta. Uma vez que o cliente é uma prova social de que sua marca entrega o que promete. 

Dentro das estratégias de marketing, os depoimentos estão relacionados ao interesse e ao processo de decisão de um possível cliente. Uma vez que ele não tem nenhuma obrigação de dar um depoimento falando bem do seu negócio e essa espontaneidade é o que realmente importa, pois as pessoas enxergam depoimentos como algo verdadeiro. Mas como aproveitar o depoimento da melhor forma?

Potencializando depoimentos

O primeiro passo é selecionar clientes em potencial. Algumas pessoas podem ter amado seu serviço mas não conseguem expressar o que sentem, e isso acaba não passando confiança. Depois de mapear esses clientes em potencial, tenha uma conversa prévia sobre essa possibilidade. Aqueles que dizerem não, você descarta! Insistir nos pedidos de depoimento pode ser algo ruim para o seu relacionamento com esses clientes. 

Depois dos clientes escolhidos para dar o depoimento, você pode escolher quem será o videomaker que vai trabalhar com você. Opte por uma pessoa que consiga deixar os seus clientes à vontade. Uma vez que muitos deles não estão acostumados com câmera. Você não precisa instruir o cliente no que ele vai fazer e mas sim trazer algumas perguntas para ele responder como:

  • Qual recado você daria a uma pessoa daria para uma pessoa que vai começar esse processo?
  • O que chamou mais atenção para você optar pelo meu serviço?
  • Suas expectativas foram atendidas?
  • Qual a transformação que meu serviço trouxe para sua vida?


Algumas pessoas preferem depoimentos mais ensaiados, já eu acredito que quanto mais real, melhor! Quando uma pessoa se emociona, quando fala o que vem à cabeça, a mensagem é passada com mais naturalidade. As pessoas muito ensaiadas acabam por parecer atores contratados. 

Como usar esses depoimentos?

Você pode criar uma aba no seu site com os depoimentos dos clientes, colocando o nome, idade, cidade e até mesmo deixando uma frase de destaque. Lembro também que para páginas de captura (aquelas que tem como objetivo gerar possíveis clientes), os depoimentos são de extrema importância.

Você também pode usar os depoimentos no seu YouTube, intercalando com outros tipos de vídeo como conteúdo de valor. Uma outra dica é fazer uma playlist com depoimentos. O interessante é você colocar esses vídeos no YouTube e depois incorporá-los no seu site (deixando o site mais leve e fácil para abrir). 

Você também pode usar essas provas sociais no seu espaço físico, caso você tenha um. Uma TV que fica passando seus conteúdos na sala de espera é uma ótima opção, pois os possíveis clientes que ainda estão em fase de escolha são impactados no momento certo. 

Por último, esses conteúdos podem também ser usados na sua estratégia de tráfego pago, visto que acabam tendo um custo por resultado mais barato e tendo o objetivo de levar os possíveis clientes para uma página onde eles conheçam mais sobre o seu trabalho. Claro que você também pode disponibilizar esse conteúdo no seu feed, para gerar mais interação com o seus seguidores e humanizar a sua marca. 

Se você precisar de auxílio com a gravação dos depoimentos, eu posso te ajudar! 

Entre em contato comigo e vamos criar provas sociais que gerem ainda mais resultado em vendas para você.

11 Mai 2023

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